Foco na Autoavaliação e Condução do Processo pelo Programa (2021-2024)
A autoavaliação no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFGD foi conduzida de forma sistemática, com o objetivo de aprimorar continuamente as práticas acadêmicas, administrativas e sociais. O processo foi estruturado na segunda metade do quadriênio de acordo com as orientações da CAPES, concatenadas à realidade local, e com base na Resolução nº 232/2019, que estabelece diretrizes institucionais para a autoavaliação na universidade.
Essa condução estruturada e participativa da autoavaliação visa não apenas atender às exigências avaliativas da CAPES, mas, sobretudo, contribuir para a consolidação do Programa como um espaço acadêmico de excelência e compromisso social.
1. Estruturação do Processo de Autoavaliação:
Em relação às iniciativas internas do programa efetivadas, pode-se elencar:
- Realização de reuniões pedagógicas periódicas com docentes e assembleias semestrais com discentes. Entre março de 2021 e dezembro de 2024, foram promovidas cinco assembleias com discentes e quatro reuniões pedagógicas com docentes, com o objetivo de discutir aspectos didáticos e questões relacionadas aos discentes.
- Realização do primeiro Seminário de Autoavaliação, no dia 17 de novembro de 2023, com a participação de docentes, discentes e dos avaliadores externos Elizabete Aparecida Marques e Frederico Leite, que fizeram uma análise minuciosa de todos os aspectos do PPGL. Durante o evento, foram destacados os pontos fortes do Programa, como a coesão do corpo docente e a identidade fronteiriça, e identificadas fragilidades, como a necessidade de acompanhar a produção intelectual de discentes e egressos, atualizar currículos de bolsistas e manter o vínculo com egressos. Os avaliadores sugeriram ajustes no relatório, incluindo a explicitação de financiamentos e a equalização das produções acadêmicas. anexo 1.
- Aplicação, no final do quadriênio, de questionários específicos para diferentes públicos: discentes, docentes, egressos, secretaria e gestores institucionais. Os questionários foram elaborados de acordo com as diretrizes de autoavaliação estabelecidas pela UFGD, contemplando aspectos qualitativos e quantitativos do Programa.
Em relação a ação conjunta com a pró-reitoria de pesquisa:
- Realização de um encontro da coordenação do PPGL com a Pró-reitora de pesquisa, profa Seila Rojas, e o Coordenador da Pró-Reitoria de Pesquisa, Profa Rafael Goes, mais a Direção da Faculdade, em 2 de setembro de 2024, para apresentação de uma análise realizada pela pró-reitoria da atuação de PPG-Letras na comunidade local e em relação a outros programas do Mato Grosso do Sul. Anexo 2a e Anexo 2b
2. Metodologia Adotada:
- Organização de um seminário interno, com participação de especialistas externos, para análise crítica dos resultados obtidos nos relatórios anteriores e nos questionários aplicados. anexo 1
- Discussão coletiva dos dados levantados nas reuniões pedagógicas e nas assembleias, visando identificar fragilidades, potencialidades e oportunidades de aprimoramento.
- Sistematização dos resultados e elaboração de um plano de ação, para orientar as ações no quadriênio seguinte.
- Construção de uma comissão permanente de avaliação para o próximo quadriênio.
3. Instrumentos e Estratégias de Avaliação 2021-2024:
- Registros das discussões ocorridas nas reuniões e assembleias, permitindo o acompanhamento das deliberações e a análise comparativa ao longo do tempo.
- Análise das devolutivas dos relatórios enviados à Plataforma Sucupira, utilizando os apontamentos da CAPES como referência para a identificação e correção de fragilidades.
- Questionários baseados nas diretrizes institucionais.
Egressos/as: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkux56-jqI8H4Z8wJ8PcOtd-XiyNrJ15ubbwhrNfxf7BwSrQ/viewform?usp=sharing
4. Integração com a Comunidade Acadêmica e Externa:
- A participação de egressos, especialmente aqueles que permanecem em grupos de pesquisa e em atividades de extensão, foi incentivada nas etapas de autoavaliação.
- O Programa buscou ouvir a comunidade externa em projetos e eventos, especialmente nas iniciativas ligadas ao ensino e à extensão, como o Projeto Cuidar e o Projeto Por uma Ecologia Multilíngue nas Escolas. Os projetos de extensão, para além do impacto social, funcionaram também como um canal de comunicação importante com a comunidade.
5. Desafios enfrentados:
- A principal dificuldade identificada foi o acompanhamento sistemático dos egressos, o que motivou a criação de uma Comissão de Egressos, a funcionar no próximo quadriênio, para estruturar esse monitoramento.
- A saída de duas secretárias do PPGL, no decorrer do quadriênio, e a falta de uma secretaria exclusiva, de abril de 2024 a meados de janeiro de 2025, culminou em excesso de trabalhos para a Coordenação e para os técnicos administrativos, os quais precisaram alterar a rotina de trabalho em outros setores para dedicar-se a atendimentos de docentes, discentes e todas as demandas burocráticas do PPGL.
- Substituição da equipe técnica administrativa, incluindo nova Coordenação (titular e vice), a partir de abril de 2024 e janeiro, exigiu adaptações no processo de autoavaliação previsto anteriormente, com maior envolvimento de coordenação e docentes em atividades burocráticas.
6. Compromisso com a Melhoria Contínua:
- O Programa pretende manter e ampliar as práticas de autoavaliação, com a inclusão de relatórios semestrais que analisem os resultados obtidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- A autoavaliação continuará orientada pelos princípios de participação, transparência e relevância social, garantindo que as ações e decisões estejam alinhadas às necessidades da comunidade acadêmica e às diretrizes da CAPES.
7. Plano de ações elaborado pela Coordenadoria:
Nº |
Ação Proposta |
1 |
Estabelecer um vínculo com os egressos, permitindo acompanhar a sua caminhada depois de formado. |
2 |
Criar na página do PPGL uma aba para os egressos a fim de acompanhá-los. |
3 |
Verificar a produção em termos de quantidade e qualidade do corpo docente e discente e estabelecer metas para que, ao fechar o quadriênio, o programa possa elevar a sua nota para 5. |
4 |
Pensar em políticas de ações para a implementação do programa de doutorado recém-aprovado. |
5 |
Promover uma divulgação dos resultados para que a comunidade interna e externa da universidade possa acompanhar o processo de reflexão promovido pelo programa e os planos de ação para a consolidação do mesmo. |
6 |
Criar na página do PPGL uma aba em outro idioma, no caso, o espanhol. |
7 |
Fazer chegar à comunidade externa à UFGD as pesquisas desenvolvidas dentro da Universidade, por exemplo, cada pesquisador faz um vídeo de 3 minutos falando de suas pesquisas. |
8 |
Estabelecer regras de credenciamento e descredenciamento dos docentes. |
9 |
Avaliar a qualidade da produção docente e discente. |
10 |
Articular a proposta dos 25% das disciplinas oferecidas na modalidade on-line com o planejamento estratégico (PDI). |
11 |
Incentivar a internacionalização em mão dupla, promovendo a organização e a escrita com professores de fora, intercâmbios, coorientações e publicações em outros países. |
12 |
Valorizar as relações de inter e transculturalidade, sob as mais diversas formas de linguagem, que clamam por estudos que motivam inúmeras pesquisas locais e atraem pesquisadores de outras partes do país e do mundo. |
13 |
Criar um espaço efetivo de reflexão interdisciplinar, atendendo às demandas científicas do tempo presente. |