Egressos do PPG-Letras/UFGD – Quadriênio 2021-2024
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) da UFGD tem formado mestres e doutores que se destacam em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o avanço acadêmico, cultural e educacional no Brasil e no exterior. Nossos egressos atuam em instituições de ensino, pesquisa e órgãos públicos, fortalecendo o impacto social do programa.
Atuação Acadêmica e Profissional
Muitos egressos seguem carreira acadêmica e científica, ingressando em doutorados e publicando pesquisas em periódicos e livros nacionais e internacionais. O programa tem se destacado na formação de docentes indígenas das etnias Kaiowá, Terena e Guarani, fortalecendo a valorização das línguas indígenas na pesquisa acadêmica. Além disso, conta com um professor surdo, Diego Alexandre Hackl, egresso do Mestrado, que atualmente leciona no curso de Letras Libras da UFGD, e uma doutoranda surda, Ana Paula Oliveira e Fernandes, ex-mestranda do programa, que atua como professora universitária.
Entre os egressos, destaca-se Rosana Daza de García, venezuelana que defendeu sua dissertação em 2019, escrevendo em espanhol sobre a poesia de seu país, com referenciais teóricos de pensadores brasileiros e hispano-americanos. Atualmente, é doutora pela UFMS, presidente da Associação dos Imigrantes (Adunamis) e atua no Grupo de Estudos em Linguagem e Transculturalidade (GELT). Além de sua produção acadêmica, exerce a função de assessora parlamentar na Câmara Municipal, onde trabalha com políticas públicas voltadas à migração, direitos humanos e cultura. Recentemente, coordenou as provas de nivelamento em espanhol para estudantes migrantes, refugiados e apátridas e organizou o evento de divulgação da Cartilha para Acolhimento Linguístico, que será adotada oficialmente por todas as escolas municipais da cidade.
A maioria dos mestres formados pelo programa atua como docentes na Educação Básica. Entre os egressos que seguiram carreira acadêmica, o professor Cleber de Oliveira concluiu seu doutorado na UnB e atuou como professor visitante do PPG-Letras. Além disso, alguns egressos conquistaram cargos públicos, como intérpretes de LIBRAS concursados, pesquisadores e gestores educacionais.
Publicações e Produção Científica
Os egressos do PPG-Letras têm contribuído ativamente para a produção de conhecimento, com publicações acadêmicas de destaque:
-
Memes na aula de inglês: ensino e aprendizagem (2023), livro publicado pelo egresso Fernando Caetano em coautoria com o professor Marcelo Saparas, explorando o uso de memes no ensino de inglês. Acesse aqui.
-
Alexandra Mara Pereira, intérprete de LIBRAS e profissional atuante no município, publicou o capítulo 7 do livro Linguagens e Diferenças, intitulado Libras, inclusão e empoderamento: professora surda em sala de aula regular. O livro pode ser baixado gratuitamente neste link: Acesse aqui.
-
Gregório Foganholi Dantas e Vinícius Mazzini publicaram na Revista de Estudos Literários da Universidade de Coimbra. Acesse aqui.
-
Andréia de Oliveira Alencar Iguma contribuiu com um capítulo em um livro publicado na Espanha, fortalecendo a internacionalização das pesquisas do programa.
-
Julia Juliotti, em parceria com as professoras Thayse Guimarães e Edilaine Buin, publicou o artigo Oralidade nas práticas translíngues: a construção do relato pessoal, na revista Calidoscópio (Unisinos). O artigo está disponível para leitura no link: Acesse aqui.
-
Rosana Daza de García, em coautoria com pesquisadoras do GELT, publicou:
-
Práticas de Translinguagem com estudantes multilíngues em uma escola de fronteira (Temas & Matizes, 2024). Acesse aqui.
-
Práticas translíngues como recurso no acolhimento de migrantes venezuelanos em sala de aula de língua portuguesa (Revista X, 2020). Acesse aqui.
-
Translinguagem no ensino de escrita (capítulo no livro Reflexões sobre língua(gem) em contextos de ensino, 2024). Acesse aqui.
-
Engajamento e Eventos
O PPG-Letras incentiva o acompanhamento dos egressos e sua participação contínua na comunidade acadêmica. Karla Alexandra Benites Florenciano e Julia Juliotti participaram do evento Internacionalização e Perspectivas do Plurilinguismo no Contexto Sul-Mato-Grossense: Diálogos entre UFGD e Paris 8 (2024), onde Karla apresentou sua pesquisa em espanhol e Julia em inglês para os professores da Universidade Paris 8.
O evento, de caráter multilíngue, contou com apresentações em português, inglês e espanhol e teve a presença dos professores franceses Christiane Gilon, Delphie Leroy e Patrice Ville, além das professoras do PPG-Letras Edilaine Buin e Thayse F. Guimarães e da professora Adriana Sales, da Faculdade Intercultural Indígena (UFGD). Em 2023, o Seminário de Avaliação reuniu docentes e egressos, promovendo discussões sobre suas trajetórias profissionais.
O programa criou, como podem ver, um espaço exclusivo no site para divulgação de publicações e percursos acadêmicos dos egressos. Em breve, o PPG-Letras realizará o Encontro de Egressos, um evento para fortalecer laços, compartilhar experiências e discutir novos rumos da pesquisa e da atuação profissional. Fique atento às nossas redes sociais e ao site para mais informações.
Inclusão e Ações Afirmativas
O PPG-Letras reafirma seu compromisso com a inclusão e a valorização da diversidade. A formação de egressos indígenas das etnias Kaiowá, Terena e Guarani fortalece a pesquisa e o reconhecimento das línguas indígenas. O acompanhamento de estudantes com deficiência tem sido uma prioridade, garantindo acessibilidade e protagonismo de pesquisadores surdos e com deficiência visual.
Acompanhar a trajetória de nossos egressos é um compromisso do PPG-Letras/UFGD, e este espaço visa dar visibilidade às suas conquistas e contribuições. Se você é egresso do programa e deseja compartilhar sua trajetória, entre em contato conosco!