MULTILINGUISMO EM SITUAÇÕES DE ENSINO

Este projeto, que se insere no campo aplicado dos estudos linguísticos, busca fortalecer as pesquisas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e propõe, por meio do olhar para situações de ensino-aprendizagem em contextos complexos, produzir conhecimentos que ajudem a promover políticas públicas baseadas no contexto multilíngue, considerando essencialmente os que fazem parte de grupos em situação de vulnerabilidade, como é o caso de imigrantes em situações de refúgio e deslocamentos forçados, indígenas e pessoas surdas. A presença em ascensão de filhos de imigrantes nas escolas públicas de Dourados-MS é reflexo de um cenário internacional de migração em crise e reforça a importância de políticas públicas sensíveis à realidade multilíngue das salas de aula, em geral, ainda marcada pela tradição monolíngue. Recentemente, essa realidade também se faz presente mais intensamente nas salas de aula das universidades públicas de Dourados com a implementação de diversas ações afirmativas, como é o caso do processo seletivo de acolhida humanitária, iniciado em 2023. A situação imigratória não é exclusiva dessa região: atualmente milhões de pessoas no mundo buscam refúgio por enfrentar situações de violência, perseguições ou catástrofes econômicas ou ambientais, portanto o conhecimento que se pretende produzir localmente também é de interesse nacional e internacional. O problema estrutural gerado nos ambientes de ensino, que não têm uma orientação para lidar com o multilinguismo, é sempre deslocado para o indivíduo – a culpa da não aprendizagem é atribuída aos próprios estudantes ou a seus pais (no caso das crianças), para déficits pessoais e nunca para a ineficiência do processo de comunicação ou para a responsabilidade institucional (BUIN & OLIVEIRA, 2023). Algumas questões relativas aos eventos dos textos escritos dos estudantes, por exemplo, quando são encarados como problemas do âmbito individual/cognitivo, amplia a invisibilização da heterogeneidade linguística e, consequentemente, invisibiliza estudantes imigrantes, refugiados, indígenas e surdos. Defendemos, ao contrário, que os textos escritos por estudantes são pontos de uma rede complexa de relações, que envolve histórias de sujeitos diversos, propostas de produção, interações etc. (BUIN, 2013, 2007, 2006). Dando continuidade a estudos anteriores, pretende-se, dado o novo contexto histórico-social, focar questões de ensino-aprendizagem relacionados ao multilinguismo, com base em uma proposta de educação linguística ampliada (CALVALCANTI, 2013). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se situa no campo transdisciplinar de investigação científica, o que significa utilizar abordagens teóricas originárias de diferentes disciplinas (Educação, Linguística Textual, Literatura, Psicologia, Sociologia, Estudos Culturais etc.), em função da construção de objetos de investigação complexos, envolvendo questões que focalizem a linguagem em algumas das diversas manifestações da vida diária e sua conexão com as situações de ensino e aprendizagem da língua. Os problemas que envolvem o multilinguismo, presentes no cotidiano escolar e da comunidade em geral, que farão emergir as questões que se buscará responder. O estudo de caso (YIN, 2005; LÜDKE & ANDRÉ,1986) e a pesquisa-ação (ZEICHNER & DINIZ-PEREIRA, 2005, TRIPP, 2005; THIOLLENT, 1986) continuarão sendo prioridade, ora com o foco em situações do ensino básico, ora, do ensino superior. Interessam para o presente projeto: textos escritos de aprendizes em situações multilíngues, cenas de aulas de Língua Portuguesa (LP) que tomam a translinguagem (Garcia & Wei, 2014; Guimarães & Buin; & Garcia & Ribeiro, 2020) como recurso pedagógico, eventos interativos midiáticos, de em cursos de extensão voltados para formação de professores ou outros profissionais, documentos ou registros em torno do letramento acadêmico. Como resultado, espera-se construir conhecimentos científicos relevantes à formação de profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, com a Educação, e, assim, contribuir para o encaminhamento de políticas linguísticas que partam do reconhecimento do multilinguismo e seu valor para a construção de um país mais diverso e mais compatível com o mundo globalizado.