DO PALCO À ACADEMIA: GÊNERO, VIOLÊNCIA E MINORIAS NO TEATRO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO

Ancorando-se nos estudos de Anne Ubersfeld (2005), Sonia Pascolati (2019), Jean-Pierre Ryngaert (1996; 1998), Patrice Pavis (2008) e Sábato Magaldi (2003; 2004; 2008) acerca do modo de estruturação do texto teatral e com base nos critérios propostos por Décio de Almeida Prado (2002) o que a personagem revela sobre si mesma, o que ela faz e o que os outros dizem a seu respeito e no conceito de construção de personagens desenvolvido por RenataPallottini (1989), o objetivo geral será deste projeto é traçar um perfil das personagens em textos dramáticos brasileiros contemporâneos considerando aspectos concernentes ao gênero, violência, etnias e minorias em peças teatrais contemporâneas produzidas por dramaturgos/as brasileiros/as. O projeto procurará, a fórceps, abordar a dinâmica das relações que se estabelecem entre as personagens no espaço diegético (telling) visando tecer reflexões acerca da construção dramatúrgica autoral; observando aspectos peculiares e ressaltando os pressupostos engajados contidos em suas obras; estruturando, de forma teórica e analítica, a polêmica relação entre texto (telling) e representação (showing). Com efeito, o estudo será predominantemente intrínseco, centrado na exploração do texto dramático como forma e estrutura, como história e discurso, sem abandonar os diferentes subtemas que possam emergir durante o processo analítico, vínculos sociológicos, bem como o caráter de signos ideológicos que possam assumir as personagens.