DISCURSO, PERSUASÃO, ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS: UMA ABORDAGEM COGNITIVA E SOCIOSSEMIÓTICA-SISTÊMICO-FUNCIONAL

Este projeto de pesquisa pretende ser um guarda-chuva para o estudo da linguagem e seus problemas de comunicação que podem ter etiologias diversas. Dentre elas, poder-se-ia citar as diferenças culturais, em especial devidas ao que Tannen (1984 apud Byrnes, 1986) chamou de estilo conversacional, que pode ser, a meu ver, estendido à modalidade escrita. Várias pesquisas mostram a importância desse fator, já que ele não é meramente uma questão linguística de superfície, mas envolve em si arraigados usos e costumes de uma comunidade linguística, que acabam se externalizando na comunicação. Aprende-se o estilo conversacional muito cedo na vida, e esse estilo se torna automático e subconsciente e é, assim, resistente a mudanças. As caracterizações ligadas ao discurso intercultural não somente ajudam a identificar possíveis problemas de comunicação, mas também desvendam predisposições provenientes de cada lado a julgar aqueles que não aderem ao seu estilo conversacional.