AS IMAGENS DAS LÍNGUAS E DA INTERCULTURALIDADE NO PROJETO ESCOLAS BILÍNGUES INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEBIF) ENTRE PORTUGAL E ESPANHA

Investigar as complexas imagens das línguas e das culturas que circulam na fronteira entre Portugal e Espanha, tomando como base a experiência do Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF), identificando os fatores que determinam essas imagens e seus efeitos na educação intercultural bilíngue em zonas fronteiriças. Projeto financiado pela CHAMADA PÚBLICA MCTI/CNPQ No 16/2024.
REPERTÓRIOS MULTILINGUES E MULTILETRADOS EM SITUAÇÕES DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DE FRONTEIRA
Pretende-se pesquisar as dimensões dos repertórios multilingues e multiletrados de estudantes que se definam como sendo de origem, experiência ou herança imigrante, transfronteiriço, indígena e também oriundos das comunidades de surdos em situações de ensino de Língua Portuguesa. Nossa ideia é explorar algumas das contribuições que a compreensão do multilinguismo pelas lentes dos repertórios linguístico pode oferecer à reflexão e ao debate acerca das experiências de língua/linguagem de falantes (bi)multilingues e multiculturais em espaços sociolinguísticos e de ensino em que as variedades do português são parte intrínseca mas não a única de uma distribuição desigual, multilíngue e complexa