Visita de Pós-Graduandos da FALE à Reserva Indígena de Dourados Promove Imersão Cultural e Acadêmica

A Professora Dr.ª Gicelma Chacarosqui organizou uma visita de pós-graduandos (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Letras (FALE) à Reserva Indígena de Dourados, com o objetivo de proporcionar uma imersão cultural nas Aldeias Jaguapiru e Bororó. A iniciativa visou aprofundar conceitos da disciplina de Teorias Semióticas e Discursivas por meio de vivências práticas.

A visita teve início na Missão Caiuá e na Escola Municipal Indígena Francisco Meireles. Posteriormente, os alunos conheceram duas Casas de Reza, do nhanderu Getúlio e da nhandeci Claudiane, onde participaram de danças e cantos. Essas expressões culturais, ricas em significado espiritual e social, proporcionaram aos estudantes um contato direto com os costumes dos povos originários.

A experiência foi considerada enriquecedora, já que nenhum dos alunos conhecia a Reserva. Para a Professora Gicelma, “Nada materializa de modo mais radical o continuum semiótico do que o conceito de fronteira (da Semiótica da Cultura) que une e situa em diálogo os sistemas culturais”. Ela ressalta que, no contexto do pensamento semiótico da cultura, a dialogia se desenvolve na arena dos sistemas de signos, promovendo contatos e encontros culturais como os vivenciados na visita.

Os pós-graduandos consideraram a visita de grande importância, destacando a riqueza inestimável da cultura indígena e suas diversas manifestações e tradições. A professora Gicelma enfatizou que “Conhecer e valorizar essa cultura é fundamental para a preservação da identidade brasileira e para a promoção do respeito à diversidade”.