A professora Thayse Figueira Guimarães, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), participou da conferência internacional What Future for the Concept of Borderless Europe?, realizada nos dias 13 e 14 de maio de 2025, na Ludovika University of Public Service, em Budapeste, Hungria.
Durante o evento, a docente apresentou a comunicação intitulada “The Bilingual and Intercultural Border Schools Project (PEBIF) as a Strategy for Linguistic Integration and Cross-Border Cooperation: An Example of an Educational Project Between Northern Portugal and Galicia”. A apresentação destacou experiências pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Programa Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF), com foco em práticas colaborativas entre escolas portuguesas e galegas. A comunicação abordou a intercompreensão linguística como ferramenta educativa e a construção de vínculos interculturais voltados à cidadania transfronteiriça.
A pesquisa apresentada está inserida no contexto de cooperação educativa internacional e é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil (Processo nº 402671/2024-4).
Aparticipação no evento reforça o compromisso da UFGD, do PPGL e da FALE com a internacionalização do ensino, da pesquisa e com os debates sobre políticas linguísticas em contextos de fronteira.