A Integração entre Graduação e Pós-Graduação Enriquece a Formação Acadêmica

A jornada acadêmica, muitas vezes vista como uma sequência linear de etapas, revela seu verdadeiro potencial quando a graduação e a pós-graduação se entrelaçam. Mais do que meras fases distintas, elas se complementam, gerando um aprendizado que beneficia a todos os envolvidos. A interação entre estudantes de diferentes níveis não só aprimora a formação, mas também cria um ambiente de troca de saberes e experiências que transcende a sala de aula tradicional.

Um exemplo dessa integração foi a ação promovida pela Professora Doutora Alexandra Santos Pinheiro, responsável pela disciplina de “Introdução aos Estudos Literários” para os calouros do curso de Letras. Reconhecendo o valor de uma perspectiva multidisciplinar, a professora convidou um de seus orientandos do Programa de Pós-Graduação em Letras da FALE, que possui formação em Letras e Artes Cênicas, para conduzir uma prática de vivência teatral que uniu literatura e teatro.

Essa ação foi muito além de uma simples atividade complementar. O objetivo central era desenvolver habilidades e percepções que ampliassem a visão e o olhar para o texto literário, mas também para a vida. Através da vivência teatral, os graduandos foram instigados a explorar o corpo como texto de forma mais profunda e experiencial, conectando-se com a literatura de uma maneira inovadora. Para o pós-graduando, a oportunidade de compartilhar seu conhecimento e paixão pelas artes cênicas com os futuros colegas foi igualmente enriquecedora.

O aprendizado mútuo é um dos pilares dessas iniciativas. Os graduandos se beneficiam da experiência e do conhecimento aprofundado dos pós-graduandos, enquanto os pós-graduandos aprimoram suas habilidades de comunicação, didática e liderança. Vale ressaltar que essas ações, mesmo não estando diretamente ligadas às exigências do estágio docência dos pós-graduandos, são de imenso valor. Elas enriquecem e fortalecem os discentes de graduação e pós-graduação, preparando-os de forma mais completa para os desafios do mundo acadêmico e profissional.

A formação multidisciplinar do pós-graduando, com bacharelado em Letras e Artes Cênicas, foi o diferencial para o sucesso da atividade, possibilitando a proposição de vivências que ressoavam diretamente com o público do curso de Letras. Essa experiência foi um prazer e uma oportunidade ímpar para compartilhar conhecimentos e contribuir ativamente com a formação daqueles que futuramente serão professores. Preencher lacunas sentidas na própria formação inicial, oferecendo aos novos acadêmicos aquilo que faltou no passado, é um gesto poderoso de mentoria e generosidade acadêmica.

A integração entre graduação e pós-graduação, exemplificada pela iniciativa da Professora Alexandra Santos Pinheiro e seu orientando, Johnny dos Santos Lima, demonstra que o conhecimento não é estático nem limitado a fases distintas. Pelo contrário, ele floresce na troca, na colaboração e na construção de pontes que conectam diferentes níveis de aprendizado. Investir nessas interações é investir em uma formação acadêmica mais rica, humana e verdadeiramente transformadora.

A Integração entre Graduação e Pós-Graduação Enriquece a Formação Acadêmica A Integração entre Graduação e Pós-Graduação Enriquece a Formação Acadêmica A Integração entre Graduação e Pós-Graduação Enriquece a Formação Acadêmica A Integração entre Graduação e Pós-Graduação Enriquece a Formação Acadêmica A Integração entre Graduação e Pós-Graduação Enriquece a Formação Acadêmica