VARIAÇÃO DOS GÊNEROS DE REFERÊNCIA EM PROCESSOS SELETIVOS VESTIBULARES

Este projeto tem como objetivo geral analisar qualitativamente as variações dos gêneros de referência em sua modalidade dissertativo-argumentativa e na modalidade artigo de opinião, a partir de uma corrente teórico-metodológica, o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003), mas tentando fazer, caso necessário, intercâmbio com outros aportes teóricos, como, por exemplo, os Estudos do Letramento, ou outros que se fizerem necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Como objetivos específicos, temos: a) analisar produções escritas de alta concorrência no que se refere ao nível organizacional do gênero; b) comparar qualitativamente produções escritas das variações do gênero de referência dissertativo-argumentativo solicitado pela UFGD e do gênero artigo de opinião solicitado pela UENP e, c) analisar o nível enunciativo, isto é, as vozes e as modalizações dos dois processos seletivos (UFGD e UENP) em relação às produções escritas mais bem avaliadas.