Palestras e rodas de conversa em torno desta temática serão promovidas nos dias 2 e 3 de setembro
Divulgação
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) recebe na próxima semana dois convidados de renome para palestras e rodas de conversa abertas ao público interessado: Márcio de Araújo Pereira e Abdeljalil Akkari.
Na segunda-feira, às 14h, no cine-auditório da Unidade 1 (Reitoria), será realizada a palestra “Importância da internacionalização na pós-graduação: objetivos e desafios”, com o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira.
Simultaneamente, no auditório da Faculdade de Educação, na Unidade 2 (Cidade Universitária), acontecerá a palestra “Internacionalização e interculturalidade em educação”, com o pesquisador da Universidade de Genebra e consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Abdeljalil Akkari.
Já na terça-feira, às 14h30, Abdeljalil Akkari participará de uma roda de conversa sobre os “Desafios para a internacionalização da educação após a pandemia de Covid-19”, no Auditório da FAED. O professor Washington Cesar Shoiti Nozu, que coordena a s atividades pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD com a presença de Abdeljalil Akkari destaque que “ter um pesquisador da envergadura do professor Akkari é uma chance singular de discutir a internacionalização educacional com uma referência global sobre o debate das desigualdades educacionais, educação comparada e interculturalidade”.
RECEPÇÃO PÓS-GRADUANDOS ESTRANGEIROS
O evento segunda-feira, às 14h, no cine-auditório da Unidade 1 está sendo organizado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) da UFGD e também marca a recepção de estudantes estrangeiros que vieram cursar mestrado e doutorado na UFGD por meio da mobilidade internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). São 14 discentes vindos de sete países: Colômbia, Equador, Honduras, Guiné-Bissau, Moçambique, Venezuela e Tanzânia.
Esses estudantes estão em atividade nos Programas de Pós-graduação em Agronegócios, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências da Saúde, Educação, Entomologia e Conservação da Biodiversidade, Fronteiras e Direitos Humanos, Geografia, História e Química.
O objetivo do Programa de Mobilidade Internacional do GCUB é contribuir para o desenvolvimento de estudantes de alto nível acadêmico dos cinco continentes, bem como promover a internacionalização universitária e fortalecer a cooperação internacional entre as universidades brasileiras e instituições congêneres de outros países.
Divulgação
Divulgação